Instituto Votorantim reúne autoridades e professores para debater o futuro da educação


Representantes de Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre estiveram presentes no evento.



São Paulo, março de 2018 –
Para celebrar as atividades do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), o Instituto Votorantim mobilizou secretários de educação e professores de todos os municípios onde as empresas da Votorantim S.A. estão presentes para participar da “Oficina de Pactuação do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2018”. O encontro, que aconteceu em São Paulo no final de fevereiro, contou com a abertura de Ana Helena de Moraes Vicintin, vice-presidente do Instituto Votorantim, e Sérgio Malacrida, diretor Financeiro da Votorantim S.A.

O PVE já atinge 350 mil alunos, com idades entre 6 e 14 anos e é representado em todo o Brasil. A educação é um dos principais pilares para a construção da identidade de um cidadão e foi pensando nisso que o Instituto Votorantim vem investindo no projeto, que está presente em 17 estados brasileiros.

Para debater os desafios da educação em 2018, foi montada uma redonda mediada por Cláudia Costin, ex-diretora global de educação do Banco Mundial, que contou, ainda, com a participação de José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Kleber Montezuma, secretário de educação de Teresina.

Além dos participantes da mesa redonda, estiveram presentes os secretários dos municípios de Alumínio e Araçariguama e Divinolândia (São Paulo), Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre (Minas Gerais) e Niquelândia (Goiás), cidades onde a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) tem atuação. Em parceria com as Secretárias de Educação e do Instituto Votorantim, a CBA dará vigor às novas abordagens do PVE, cuja gestão tem foco na aprendizagem e na leitura.

“O evento foi de grande valia. Tudo o que vem para somar com a educação das crianças é muito bem-vindo. As novas abordagens do PVE coincidiram com a nossa preocupação e planejamento. A nossa expectativa é aumentar o nível de aprendizado dos jovens de Muriaé, para que se tornem mais preparados e capacitados para o futuro”, afirmou Maria da Conceição Rodrigues de Souza, secretária de educação de Muriaé.

Com a reformulação do programa, a formação dos envolvidos será intensificada na gestão educacional, visando a melhor alocação de recursos dentro e fora da sala de aula, além de foco no desenvolvimento de competências em todos os ciclos e interciclos ao longo do ano.

Para o consultor de responsabilidade social da CBA, Alan Ferreira da Costa, o evento de Pactuação celebra o investimento em educação e reforça o compromisso dos municípios com o ensino dos jovens. “O compromisso da CBA é contribuir para a melhoria da educação nas seis cidades onde a empresa está presente. E nós acreditamos que que isso faz a diferença”, disse.

No evento também foram apresentados os resultados conquistados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No período de 2008 a 2015, por exemplo, o PVE colaborou para acelerar em 38% a evolução do índice nos municípios que aplicaram o programa no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II.

 

Os 100 anos da Votorantim

As novas abordagens do PVE estão alinhadas ao centenário da Votorantim S.A. que, como legado, deixará para as comunidades onde suas unidades estão inseridas seus investimentos em educação. Dessa forma, mais de 100 municípios serão beneficiados em 2018.

“Este ano a causa ganhou uma abordagem e relevância vigorosa, devido aos 100 anos da Votorantim [...] ao investir na educação, cresceremos, efetivamente, nos próximos 100, 200, ou até mesmo nos próximos 300 anos que temos pela frente”, afirmou Anna Christina, coordenadora do PVE.

 

Sobre a CBA

Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).


Fonte: Votorantim

Autor: Assessoria de Comunicação


Desenvolvido por
Desenvolvido por HPMAIS