Um novo golpe vem atingindo a população muriaeense nos últimos dias. Criminosos têm clonado números de pessoas e se passado pelas próprias para solicitar transferências bancárias e empréstimos para contatos em caráter de urgência através do aplicativo "WhatsApp".
O golpe, que é considerado como crime cibernético, tem sido investigado pela Polícia há meses. Relatos de pessoas que tem sido abordadas pelos estelionatários surgiram desde 2017 em todo o Brasil.
A Rádio Catedral teve acesso com exclusividade a uma das mensagens de solicitação financeira. Veja abaixo:
O Golpe
A abordagem acontece de acordo com a proximidade da vítima e seus contatos. O golpista tira do ar o número da vítima e assume assim o controle da conta no aplicativo de mensagens instantâneas. Através de backup das conversas recentes que o mensageiro fornece, é possível saber quais são os amigos com conversas mais frequentes, e assim, solicitar empréstimos em caráter de urgência, levando o contato a agir por impulso e realizar o suposto "empréstimo"
Atualização do WhatsApp agora tem verificação em duas etapas no celular
Com o aumento nos casos de estelionato e clonagem, o WhatsApp lançou a função de "Verificação em duas etapas", onde é necessário fornecer uma senha de autenticidade, impedindo terceiros de utilizar sua conta através de outro chip ou telefone.
Clique aqui e tenha acesso ao tutorial de segurança.