A Audiência da Câmara de Muriaé sobre Segurança Publica lotou o Teatro Municipal Belmira Villas Boas na noite de terça-feira (19/09). Autoridades do Legislativo, Judiciário e Executivo, além de representantes de todas as polícias, organizações civis, associações de bairros, dentre outros, discutiram por mais de quatro horas os problemas que afetam a segurança do cidadão muriaeense. O evento, de cunho democrático, abriu espaço nos debates não só para a participação dos convidados, mas também de todo público presente. Um verdadeiro exemplo de compartilhamento de ideias em busca de melhorias para o sistema público de segurança de nosso estado.
Autoridades que participaram da audiência:
A mesa para debate foi muito prestigiada, tendo sido um grande destaque desta audiência que trata de um tema que gera muita preocupação a população de Muriaé. Ela foi composta por:
Vereador Carlos Delfim, presidente da Câmara de Muriaé;
Vereador Prof. Júlio Simbra, presidente da Comissão de Segurança Pública (coordenador dos trabalhos);
Vereador Reginaldo Roriz, requerente desta Audiência;
Vice-prefeito, Marcos Guarino, representando o Executivo Municipal;
Promotora da Infância e Juventude de Muriaé, Jackeliny Rangel;
Promotor Criminal de Muriaé, Silvio José Marques Landim;
Secretário De Estado de MG Adjunto de Segurança Pública, Ailton Aparecido de Lacerda;
Vice líder do Governo na Assembleia Legislativa de MG e presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado estadual Cristiano Silveira;
Juiz de Direito Titular da Comarca de Miradouro, Antônio Pavel;
Defensora Pública, Jamel Amaral;
Chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, representando o Chefe da Polícia de Minas Gerais, Carlos Roberto Silveira;
Delegado Regional de Muriaé, Alessandro da Matta;
Comandante do 47º BPM de Muriaé, Ten. Cel. Joedson;
Rep. da Polícia Rodoviária Federal, Marcelo Dias de Oliveira;
Diretor Geral do Presídio de Muriaé, Rafael Braz;
Secretária de Desenvolvimento Social de Muriaé, Giselle Braga de Aquino;
Diretora da Fundarte, Flávia Neves;
Presidente da OAB Muriaé, Paulo Sérgio Pires do Amaral;
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Muriaé (CDL), Leandro Latini Veiga;
e a Presidente da APAC de Muriaé, Lucimar de Souza Freire;
Além dos componentes da mesa, a plateia estava formada por diversas outras autoridades, representantes populares e lideranças políticas. Registra-se a participação dos vereadores Ademar Camerino, Celsinho, David Lacerda, Helena Carvalho, Evandro Cheroso, Ivanir do Gaspar, Dr. José Carlos, Drª Miriam, Lelei e Ciso; dos secretários municipais Maria da Conceição De Souza (Educação), Paulo César de Oliveira (Saúde), Sérgio Duarte (Administração), Célio Carlos de Paulo (Fazenda)e Silvio Salvato (Planejamento e Controle); do diretor do Demuttran Ivenin Pimentel; do Administrador da Segplan, Cleidson Peçanha; dos representantes da Penitenciária de Muriaé, Lorena Guilhermina Otoni e Vandelane Alves de Souza; dos representantes dos deputados Renzo Braz, Wilson Batista e Bráulio Braz (que enviou uma carta aos participantes que foi lida na abertura da Audiência); dos presidentes de bairros, de clubes de serviços, além de muitas pessoas interessadas em discutir este tema de grande significação para Muriaé.
Discutiu-se desde a prevenção e cuidados com os menores até o combate efetivo da violência
Os temas foram apresentados e discutidos com abertura de espaço para questionamentos da plateia de forma que se debateu de forma produtiva a situação grave vivenciada hoje pelo município de Muriaé no que tange a segurança pública. Entre as questões elencadas estavam a criação de uma agenda social e cultural voltada à proteção de jovens em vulnerabilidade social, a utilização da tecnologia voltada para a segurança pública por meio do sistema de vídeo monitoramento, o Sistema Penitenciário, a Execução Penal e o Modelo Apac, o papel e as ações do Ministério Público na segurança e a segurança pública preventiva para a redução da criminalidade.
Ao término, o vereador Prof. Júlio Simbra concluiu que um primeiro passo foi dado pelo Município de Muriaé na busca de soluções para este grave problema que aflige a todos e tem o Estado de Minas Gerais como legítimo gestor e responsável. Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Muriaé a população local abraçou a causa e, a partir desta audiência, grandes iniciativas podem começar a ser aprofundadas e implementadas a fim de se trazer benefícios e mais tranquilidade ao povo de Muriaé.
Fonte: Câmara Municipal de Muriaé
Autor: Assessoria de Comunicação