A queda registrada nas doações já chega a quase 80% na cidade. Enquanto a meta é coletar 120 bolsas por semana, na última campanha foram coletadas 56. Durante todo o período de pandemia, o máximo alcançado foi de 80 doadores. Vale frisar que as coletas foram mantidas em época de pandemia por se tratarem de serviço essencial à saúde.
Para que estoques não fiquem desabastecidos e ao mesmo tempo evitar a disseminação do coronavírus, os cuidados com a prevenção e higiene foram redobrados no ambiente de coleta. Doadores estão recebendo álcool em gel para higienização das mãos. Funcionários e profissionais da saúde também receberam todos os equipamentos de proteção individual. Para evitar aglomerações dentro da sala de coleta, o número de cadeiras para doações simultâneas, que era de seis, foi reduzido para três.
As doações podem ser feitas das 7h30 às 15h, na Rua Dr. Ivan A. Porcaro, s/n, Centro (antigo Centro Viva Vida, ao lado do Hospital São Paulo). DOE SANGUE. SUA DOAÇÃO PODE AJUDAR A SALVAR ATÉ 4 VIDAS.
Para doar sangue, é necessário seguir alguns critérios, como:
– Ter e estar com boa condição de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão levar autorização e cópia da Carteira de Identidade do responsável;
– Pesar no mínimo 50kg (com desconto de vestimentas);
– Não ter tido hepatite após os 11 anos;
– Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
– Ter dormido bem na noite anterior à doação;
– Alimentar-se antes da doação pela manhã. Se for doar após o almoço, fazer um intervalo de três horas.
Fonte: Prefeitura de Muriaé
Autor: Cléia Souza / Fotos: Juliana Oliveira