O Nacional entrou em campo na manhã deste sábado para o seu segundo jogo-treino nesta pré-temporada: após empatar em 0 x 0 com o Tombense, em Tombos, há duas semanas, o desafio agora foi diante do Tupi e de novo terminou em igualdade, dessa vez por 1 a 1.
O time de Juiz de Fora abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, em pênalti cobrado por Léo Coca. O gol de empate do NAC saiu na segunda etapa, com Vitinho.
A reestreia nacionalina no Módulo II do Campeonato Mineiro está marcada para o dia 10 de outubro, contra o Betim, fora de casa. Até lá, a expectativa é que o time ainda faça mais algum jogo-treino como preparação para a competição.
O jogo
A partida no estádio Soares de Azevedo começou por volta de 11 horas da manhã, sob forte calor. O que poderia sugerir um ritmo menos intenso, até porque as equipes estão em pré-temporada ainda. Mas não foi isso o que se viu: o jogo foi disputado em alta intensidade desde o início.
O Nacional tentou tomar as rédeas da partida e foi para cima do Tupi. Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, João Pedro fez boa jogada pela esquerda e foi derrubado dentro da área. Pênalti, que João Willian cobrou, mas parou na excelente defesa do goleiro João Lucas.
Três minutos depois, a velha máxima do futebol entrou em campo: quem não faz, leva... Pênalti para o Tupi e o meia Léo Coca não desperdiçou para abrir o placar.
A partir daí, o que se viu foi o NAC tendo ainda mais posse de bola e indo em busca do empate. Mas estava difícil entrar na zaga da equipe de Juiz de Fora. Por sua vez, o Tupi apostava no contra-ataque, tentando explorar principalmente as bolas longas, nas costas da defesa adversária. Apesar da pressão do Nacional, o jogo foi para o intervalo ainda com a vantagem do time visitante.
Na volta do intervalo, o treinador Gian Rodrigues mudou praticamente todo o time do NAC, para dar ritmo de jogo a todos os atletas. Pelo lado do Tupi, o técnico Roberval Davino foi fazendo as substituições já com o segundo tempo em andamento.
A tônica do jogo não mudou: era o Nacional com a bola, tentando penetrar a defesa adversária e o Tupi apostando nos contragolpes. Tudo bem que, em jogos de preparação, o resultado não é o mais importante. Mas a verdade é que ninguém quer perder, e uma vitória é sim valorizada.
Tanto que o time de Juiz de Fora apostou na cera para tentar fazer o tempo passar, com muito jogadores caindo no gramado ao longo do segundo tempo. Na maioria das vezes, justamente para deixar o cronômetro correr, mas teve um jogador que realmente teve mal-estar por conta do calor.
De tanto insistir, o NAC foi premiado com o empate já na reta final: Douglas deu bela assistência para Vitinho, que bateu firme, sem chances para o goleiro adversário. O time de Muriaé ficou próximo da virada em lance que Douglas finalizou e o zagueiro tirou em cima da linha. Mas o jogo terminou mesmo empatado em 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
NACIONAL x TUPI
Motivo: Jogo-Treino
Data/Hora: Sábado, 26/09/2020, às 10:30h
Local: Estádio Soares de Azevedo (Muriaé)
Gols: TUPI: Léo Coca (aos 12 minutos do primeiro tempo); NAC: Vitinho (aos 36 minutos do segundo tempo)
ESCALAÇÃO DO NACIONAL
1º Tempo: Leandrão (Lucas Fritz); João Bruno (Ian Barreto); Elder, Douglas Alemão e Jhonathan Moc; Rodrigo Paulista, Léo Índio e João Willian; João Pedro, Matheus Santos e Pedrinho. T: Gian Rodrigues
2º Tempo: Lucas Fritz (Erick); Ian Barreto, Thiago Duchatsch, João Bruno e Jhonathan Moc (Felipe Gomes); Guilherme Borges, Felipinho e Yan; Vitinho, Bruninho e Douglas.
Para mais fotos do jogo, acesse o Flickr do Nacional no link: https://www.flickr.com/photos/nacmuriae/albums/72157716132631883
Fonte: Comunicação/NAC
Autor: Silvério Machado