Após estrear no Quadrangular Final do Módulo II com derrota em casa diante do Pouso Alegre, o Nacional de Muriaé conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Betim, na tarde desta quarta-feira, na Arena Vera Cruz.
O gol foi marcado pelo atacante Pedrinho, cobrando pênalti, aos 17 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o NAC assumiu a vice-liderança do Quadrangular, com 3 pontos. O Pouso Alegre lidera com 6, quanto Athletic e Betim somam 1 ponto.
Não há nem muito tempo para comemorar: já neste sábado, às 15h, o Nacional volta a campo para encarar o Athletic, novamente fora de casa.
O jogo
Diferente da última partida, dessa vez o NAC entrou em campo mais ligado, sem dar muito campo para o adversário. O treinador Gian Rodrigues teve que fazer duas mudanças em relação ao time que começara jogando contra o Pouso Alegre: Lucas Fritz entrou no gol em substituição do suspenso Leandrão e Pedrinho iniciou no ataque, no lugar de Vitinho, que está lesionado.
Com dois centroavantes de origem (Pedrinho e Douglas), o Nacional mudou o esquema, se armando num 4-4-2. Mais que a questão tática, o que chamou a atenção mesmo foi a mudança de postura comparado à última partida. O que se viu foi um time que não dava nenhuma jogada como perdida e jogava com muita garra.
É bem verdade que no primeiro tempo quem mais chegou com perigo foi o Betim, com direito a duas grandes oportunidades desperdiçadas, primeiro com Paulo Henrique, que chutou para fora e depois com Felipe Baiano, que obrigou Lucas Fritz a fazer boa defesa.
Embora sem criar uma grande oportunidade, o time de Muriaé ocupava bem os espaços e não se limitava a defender. A equilibrada primeira etapa terminou empatada sem gols.
Na volta para o segundo tempo, o jogo seguia a mesma tônica de equilíbrio. E aos 16 minutos surgiu a jogada que definiria o jogo: o goleiro Lucas Fritz fez um lançamento longo e encontrou o atacante Caio Vieira, que acabara de entrar. Ele disparou em direção à área e foi derrubado pelo goleiro Lucão. Pênalti para o NAC, que Pedrinho bateu com categoria para fazer 1 a 0.
Minutos depois, um momento de preocupação na Arena Vera Cruz, quando o lateral Michel dividiu no alto, bateu a cabeça e caiu de mau jeito. O jogador teve que sair de ambulância e o jogo ficou paralisado por cerca de nove minutos.
Com a vantagem no placar, o Nacional atuou com inteligência, baixou suas linhas e apostou nos contra-ataques. A partida seguiu sem grandes chances para nenhum dos dois lados e o placar final foi mesmo 1 a 0 para o NAC.
FICHA TÉCNICA
BETIM 0 x 1 NACIONAL
Motivo: 2ª Rodada – Quadrangular Final – Módulo II do Campeonato Mineiro
Data/Hora: Quarta-feira, 12/11/2020, às 15h
Local: Arena Vera Cruz (Betim)
Gol: NACIONAL: Pedrinho (aos 17 minutos do segundo tempo)
BETIM
Lucão; Ronaldo, Adalberto, Gabriel e Michel (Iacovelli, 32”2ºT); Leandro Salino, Felipe Baiano (Michel Elói, int.) e Hiwry (Alisson, 16”2ºT); Andrey, Laércio (Felipinho, 16”2ºT) e Paulo Henrique. T: Emerson Ávila
NACIONAL
Lucas Fritz; Ian Barreto (Vitor Hugo, 41”2ºT), Elder, Douglas Alemão e Jhonathan Moc; Guilherme Borges, Léo Índio (Theo Maia, 41”2ºT), João Willian (Felipinho, 11”2ºT) e Bruninho (Caio Vieira, 11”2ºT); Pedrinho (Yan, 20”2ºT) e Douglas. T: Gian Rodrigues
Autor: Silvério Machado