Corpus Christi: Procissões, carreatas e os tradicionais tapetes marcam celebrações nas paróquias de Muriaé


Festa mobiliza centenas de fiéis pela cidade com medidas restritivas e de segurança, mas sem perderem a fé e devoção ao Santíssimo

A manhã desta quinta-feira (03) foi marcada por celebrações da solenidade de Corpus Christi em todas paróquias de Muriaé, com participação ativa das comunidades, e ilustração de fervor por parte daqueles que confeccionaram os tradicionais tapetes da procissão, que tiveram cada um à sua maneira, os trajetos correspondentes à cada paróquia e comunidades afins.

 

Na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Dornelas, Pe Adilson, os seminaristas Augusto e Evailton, ministros, acólitos e coroinhas fizeram procissão com saída dos portões da igreja ao fim da missa, percorreu os bairros Dornelas, Napoleão, São Joaquim, Joanópolis, Santana, Cardoso de Melo,e teve destino na Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores, retornando ao bairro da paróquia.

 

No bairro do Centro, a procissão partiu da Matriz São Paulo, antecedida pela missa presidida pelo Pe Jean, e teve sua benção final no alto do morro do Cristo, com procissão e exposição do Santíssimo em carro aberto por todo bairro do Centro, passando pelo Hospital São Paulo, onde foi aclamado nas janelas pelos internos e acompanhantes em sinal de devoção.

 

Com celebração do Pe Flávio, a Paróquia Santa Cruz do bairro safira teve não somente a solenidade da eucaristia como ponto alto do dia, mas também em segundo plano chamou atenção a criatividade e perfeição com que foram confeccionados os tapetes que acompanharam o ostensório em saída pelos bairros vizinhos.

 

Na capela da Comunidade Santa Terezinha, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em missa campal, o Pe Carlos Henrique Mariosa fez a exposição do Santíssimo na praça do bairro, que mobilizou fiéis a montarem pequenos altares em frentes suas residências para recepção do Corpo de Cristo que passara.

Além das visitas nos bairros e comunidades próximas, os padres e membros paroquiais se deslocaram até os distritos de Muriaé para celebrarem de modo ainda mais abrangente a festa da Eucaristia.

Nas palavras do Papa emérito Bento XVI, em homilia na celebração de Corpus Christi do ano de 2012 disse:

"Na última Ceia, Jesus instituiu o Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue, o Memorial do seu Sacrifício pascal. Agindo deste modo, Ele pôs-se no lugar dos sacrifícios antigos, mas fê-lo no âmbito de um rito, que ordenou aos Apóstolos que perpetuassem como sinal supremo do verdadeiro Sagrado, que é Ele mesmo. Caros irmãos e irmãs, é com esta fé que nós celebramos hoje e cada dia o Mistério eucarístico e que O adoramos como Centro da nossa vida e âmago do mundo! Amém."

 


Fonte: Diocese de Leopoldina

Autor: Matheus Gouveia


Desenvolvido por
Desenvolvido por HPMAIS