Em entrevista à Rádio Catedral na manhã desta sexta-feira (11) ao Programa Lélio Bittencourt, o Secretário de Saúde de Muriaé e Vice-Prefeito, Dr Marcos Guarino, esclareceu quanto à obrigatoriedade da utilização das máscaras faciais em locais fechados e abertos em todo território do município de Muriaé e distritos pertencentes.
O médico pediatra e principal responsável pelo acompanhamento da pandemia da covid-19 na cidade de Muriaé explicou a necessidade do uso das máscaras até este período em que as infecções e indicadores de óbitos dão indícios de estabilização e até mesmo quedas relevantes.
“Como anunciado pelo Secretário Estadual de Saúde, Minas Gerais irá terminar o programa de mobilização contra a covid, e nós do município tínhamos uma assinatura quanto a esse acordo, e agora, não está mais de pé. As máscaras foram motivo de educação, de conscientização pra todos nós, e é importante lembrarmos que a pandemia ainda não acabou. Começamos a flexibilizar, mas não pode vacilar. “
Quando perguntado sobre a obrigatoriedade do uso da máscara em Muriaé, Dr. Marcos afirmou sobre a orientação da secretaria municipal de saúde e da prefeitura de Muriaé:
“Continuamos orientando, mas desobrigando, o uso da máscara, em locais abertos, e a portaria está sendo feita para registrar o uso facultativo em ambientes externos. Em ambientes fechados, seguimos o protocolo estadual. Amanhã teremos um mutirão no Bairro São Francisco para vacinação das crianças, e isso é o que fez com que chegássemos nesse período de maior tranquilidade [se referindo a alta taxa de vacinação na cidade]. As crianças poderão ainda serem vacinadas nas escolas a partir das próximas semanas, com autorização dos pais, é claro. “
A decisão das autoridades locais de Muriaé está pautada na coletiva de imprensa convocada pelo governo de Minas Gerais, junto à Secretaria de Saúde do estado nesta quinta-feira (10), quando o Secretário, Dr. Fábio Baccheretti, comunicou a liberação do uso de máscaras em locais aberto em todo território mineiro, bem como o fim do “Programa Minas Consciente “. Baccheretti fez questão de deixar claro quanto à autonomia de cada município para orientação da população local quanto a permanência no uso do acessório.
O Governador Romeu Zema também anunciou o fim do programa durante a última reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, realizada também na última quinta:
“Estamos encerrando um ciclo após dois anos de pandemia. Podemos dizer que o plano cumpriu a sua função. Temos a menor mortalidade dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Lamentamos muito as mais de 60 mil vidas perdidas, mas esse número poderia ter sido maior, não fosse a condução adequada “.
Na entrevista, Dr Marcos Guarino ainda citou o empenho da prefeitura quanto ao atendimento à saúde local, e em especial, pelo mês de março, a saúde da mulher.
Fonte: Rádio Catedral FM 105,9
Autor: Matheus Gouveia